segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Um cafezinho bom!

Existe uma coisa que os italianos apreciam muito e se sentem orgulhosos por apreciar: o café. Eles não têm produção do café em si, mas pelo que pude perceber isso não influencia em nada.

O café não uma bebida nem um item pós-almoço, é um verdadeiro ritual. Tomar o café Vergnano é diferente de tomar o Lavazza ou o DL ou o Illy etc. etc. etc..

A imensa variedade disponível nos bares (e de bares, por que não dizer?) também deixa os forasteiros um pouco perdidos (perdidos e ponto final, quase nunca se aprende). Imagine só que ao pedir um café no bar, o que você receberá dali a 30 segundos é uma xícara pequena (do cafezinho brasileiro) com metade do seu volume cheio de um líquido preto.

Situação normal do bar: peço um café. Não gosto de café puro (mais forte aqui do que no Brasil, onde já não era acostumado a tomá-lo) e peço com um pouco de leite. Sou prontamente corrigido pelo barista:

- Macchiato - (manchado em português) - caldo o freddo?

Sim, se ele adicionar a gota de leite quente ou frio também é diferente, é outro café.

E a lista é longa: macchiato freddo, macchiato caldo, lungo, cappuccino etc.

Quando comentei outro dia com um italiano que eu prefiro um café um pouco maior, numa caneca maior, aprendi um aspecto muito importante, da influência da cultura estadunidense no Brasil. Palavras dele:

“O café americano é aquele grande e aguado, servido num copo tampado. Aquilo não é café. O único lugar onde se bebe o café da maneira correta é na Itália”. A maneira correta à qual ele se refere é em pequenas doses e bem forte.

Interessante é, também, observar o costume que os bares têm de servir um copinho de vidro pequeno com um gole (literalmente) de água com gás junto ao café. Bebe-se antes para preparar o paladar para o gosto acentuado do café ou então se bebe depois para tirar o gosto do café da boca.

Resumindo: O “café italiano”, o ritual, se bebe em 3 ou 4 goles. Se vier somente a xícara de café: três goles; com o copinho d’água: quatro goles. A exceção fica por conta do cappuccino, único que permite mais de cinco goles no mesmo ritual.

Além disso a etiqueta é severa: Convidou? Pague!

4 comentários:

Unknown disse...

É eu acho que o café brasileiro é uma mistura.
Um pouco do italiano (3 goles) com um pouco do estadunidense (544 goles). Surge então o café brasileiro (let´s say 20 goles?)
Eu não sou a melhor pessoa pra falar de café. Mas confesso que seu amigo italiano está certo. Na Itália eles realmente apreciam o café. Nos Estados Unidos isso já virou indústria (como tudo).

un bacio fratello!

Anônimo disse...

Homeopatia então não existe na Itália né?

Unknown disse...

Puxa vida!!
Pelo jeito é uma arte. Vou começar a estudar para não passar vergonha. É muito bonito poder fazer do café um programa ou um ritual, são nas pequenas coisa que se aprecia a vida.
Dimas

Anônimo disse...

Isso do café é so uma da muita particolaridade do italianos.. mais, o significado q mais gosto é tomar café pra apagar os problemas um segundo e depois comencar otra vez..
Mais, como falé, os italianos son tan diferente do resto do europeos!!! look at this:
http://www.minijuegos.com/juegos/pantallacompleta.php?id=827
;)