quarta-feira, 21 de novembro de 2007

30 e lode

O título é uma representação literal do maior desejo dos estudantes italianos. O mítico 30 e lode. Situando melhor: As notas das provas aqui variam entre 0 e 30, cuja mínima para aprovação é 18 e a máxima possível, quando se demonstra completo domínio do assunto, é o 30 com honras (lode).

A parte cômica é, no entanto, a quase obsessão deles por notas altas. Estudar na Itália é uma tarefa complicada para quem vem de uma cultura como a brasileira onde, quem é Politécnico sabe, o fato de ser aprovado na matéria já é a vitória. Aqui é diferente, valoriza-se a nota.

Na faculdade, muitos alunos depois de terminarem a prova oral (sim, oral) recebem a nota do professor. Suponhamos um 27. Isso pra mim equivale a 9, excelente nota para qualquer matéria que seja. Ele olha, pensa e RECUSA a nota. Isso quer dizer que ele não vai levar aquela nota e terá a chance de tentar de novo no próximo oferecimento da prova (em geral são 3).

Chega-se ao cúmulo de ocorrer um diálogo assim:

- Ah, quanto você tirou na matéria X?

- Tirei 25

- Poxa, sinto muito.

Sinto muito eu por você achar que isso é uma nota baixa. Eu fico imaginando um cara desse na minha faculdade no Brasil. Bom, isso seria um outro post.

Não é exagero meu não. A percepção de que o esquema decoreba predomina aqui não é só minha. Os estudantes brasileiros em geral percebem e, conversando com uma professora italiana, ela me fez ver dois problemas:

1- O italiano estuda menos pra aprender e mais pra ir bem, esquecendo quase tudo em pouco tempo;

2- Os países cujas empresas não exigem nota, mas exigem desenvoltura do candidato à vaga acabam sugando os cérebros italianos pra eles, deixando a Itália sem seus melhores profissionais.

A discussão toda pode se alongar demais, mas que o 30 e lode é uma palavra mágica e uma espécie de “falsa chave-mestra” isso é.

Além disso, com esse método decora-passa-esquece valorizado aqui por tantos professores, um curso de leitura dinâmica ou memorização talvez vendesse bem, muito bem. Slogan “30 e lode ou seu dinheiro de volta”.

Um comentário:

Unknown disse...

A nota na escola e a experiência profissional.
Caros estudantes, após sua formatura o bom senso, o relacionamento e a comunicação serão muito mais importantes no seu desenvolvimento profissional do que possam imaginar. Além disso, no seu trabalho, o dia a dia terá muito pouco da teoria aprendida durante sua vida universitária.