terça-feira, 20 de novembro de 2007

Cruzamentos, esquinas e afins

O blog agora tem uma seção de links. Tais links levarão a páginas que tenham relevância aos temas abordados, verifiquem, fica logo acima do “Arquivo do Blog”. O primeiro foi uma indicação de uma amiga italiana que mostra mais ou menos o contraste entre Europa e Itália, o vídeo é bem famoso há algum tempo e se encaixa perfeitamente no Blog.

O trânsito. Andar de carro ou dirigir aqui na Itália são atividades que se traduzem como uma aventura radical. Tive algumas chances de pegar caronas ou de andar de taxi e, boa parte delas, foi “adrenalina pura”.

Na minha vida de pedestre, no entanto, percebo o efeito sutil, quase subjetivo que a lei de trânsito exerce sobre os motoristas. Quase todas as crianças brasileiras (desconheço as daqui, vejo pouquíssimas e falo com menos ainda), aprendem na escola que o semáforo tem três cores: vermelho, amarelo e verde. Para cada uma delas, existe um significado e um comportamento que deve ser adotado, ditado pela Lei. No caso do Brasil, o Código Nacional de Trânsito e aqui, o Codice della Strada.

Verde

Brasil: Siga.

Itália: Siga.

Verde e Amarelo

Brasil: Não existe.

Itália: Siga (Teoricamente é o sinal amarelo em Torino, mas o significado é esse).

Amarelo

Brasil: Atenção! Se estiver atravessando, siga, se estiver antes da faixa de pedestres, pare.

Itália: Embora o sinal esteja fechando, buzine algumas vezes e passe. Prepare-se para desviar de algum pedestre.

Vermelho

Brasil: Pare ou, se estiver de noite ou com muita pressa ou ninguém olhando, siga com cautela

Itália: Passe buzinando, prepare-se para reduzir a velocidade caso ninguém tenha ouvido sua buzina ou se algum pedestre resolver atravessar na faixa.

A minha conclusão é que tanto no Brasil quanto na Itália, o semáforo é freqüentemente desrespeitado. A questão é que o italiano encara o semáforo mais como uma “sugestão” de comportamento do que uma Lei. Prova disso é que raramente algum cruzamento conta com radares para multar os infratores como se vê freqüentemente no Brasil.

5 comentários:

Unknown disse...

POis é... coitado do pobre coitado que tentar atravessar a rua sem olhar pros lados. Porque o bonequinho verde nao signica que nao vao ter carros passando, é na verdade uma sugestao para o melhor momento de se atravessar.
Quantas vezes jah levei sustos de atravessar calmamente a rua e dar de cara com um carro passando ali normalmente, como se eu devesse pedir licença...

coisas da italia...
bjinhos,
Carol

Emilia disse...

Adorei o blog!Um, porque eu gosto muito de ler blogs (um dos meus hobbys), dois pela abordagem brasileira da vida italiana, européia.
Esse post me fez lembrar o trânsito francês onde certa vez vi um sujeiro parando o carro no meio da Avenida(pisca alerta nem pensar!)para comprar uma baguette na padaria após o trabalho, que claro, acaba às16h!18h tudo já está "fermé".
Beijos..até

Unknown disse...

realmente..
dirigir na itália é questão de habilidade!
mas só pra dirigir, porque pra estacionar o carro não precisa de habilidade nenhuma, mesmo pq eles não estacionam, eles largam o carro e descem, problema da rua. E os outros que se arranjem para passar!
hahahaha
bacio!

Anônimo disse...

É MARCELO,FIQUEI PENSANDO NAS REAÇÕES E ATITUDES REFERENTE ÁS CORES DO NOSSO CHAMADO SEMÁFORO E ACHO QUE NO BRASIL É MAIS OU MENOS ASSIM;
-verde-passar correndo pois vc está no seu direito.

-verde p/ o amarelo-continuar passando,pois afinal o direito já era seu.

vermelho-passar,caso não venha alguém,não tenha guarda,não tenha radar ou mesmo,ora bolas eu estava com pressa.

-vermelho p/o amarelo-passar,pois afinal "vai" entrar o verde e eu não quero frear.

E DAÍ QUE SE DANE AS BATIDAS,POIS,OS PROCESSOS SÃO DEMORADOS,P/ SE FAZER UM BO,DEMORA EM MÉDIA 2HS NA DELEGACIA,E O CIDADÃO VAI PERDER TEMPO?POIS QDO CHEGA NA DELEGACIA,O ESCRIVÃO NÃO ESTÁ,OU O COMPUTADOR NÃO FUNCIONA,OU,OU,OU...ACHO QUE NO BRASIL O SEMÁFORO É SÓ UM SINAL. BJS BETA.

Anônimo disse...

Hahaha, hilário velho! Tive muito aquela impressão de desenhos animados, aquela balbúrdia toda...Muito boa!