quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Crise ferroviária

Ninguém precisa ser expert em turismo pra saber que época de Natal e Ano Novo é alta temporada de viagens. Também não precisa ser expert em economia pra saber que invariavelmente as passagens aéreas (até mesmo as low cost) são caríssimas nessa época.

O prudente é comprar com antecedência, pra ser eficiente e conseguir assegurar um lugar no final do ano pra passar as festas. Eu escolhi o trem.

Situando: Plano de viagem de aproximadamente 1100Km entre Torino e Reggio di Calabria, na casa de uma amiga minha. Tudo acertado, vi os preços dos trens e fui tentar comprar a passagem pra dia 22 de dezembro. Eis que não existe o trem no site, nem mesmo um comunicado. Já acostumado com o esquema de não conseguir a informação sempre no lugar mais conveniente (no próprio site) fui até a estação.

Chegando lá, sou informado que os trens serão inseridos no sistema na segunda-feira dia 12 de novembro. Ah, pelo menos espero mais uns dias e chega a informação, que bom.

Dia 12: nada. 13: nada... 14, 15... 19 finalmente aparecem os trens. Fui até a estação comprar, no final da tarde, e os bilhetes esgotados. Poxa, vacilei, demorei, mas o funcionário me informa que ainda não foram inseridos no sistema todos os trens. Até o momento um mísero trem entre Torino e Reggio di Calabria.

Eu nunca me contento com meias explicações e hoje descobri o motivo pelo qual os trens ainda não estão no sistema. Pasmem: O Estado italiano ainda não fechou o contrato com a empresa que administra a rede ferroviária que, por sua vez, não pode fechar o contrato com a empresa que opera os trens. Sem o dinheiro do Estado para a primeira, a segunda não pode operar também. Ah bom, o governo está demorando mais do que o esperado pra fechar um contrato (quem nunca ouviu isso afinal?). O único problema é que tanto a empresa administradora da rede quanto a empresa que opera os trens SÃO ESTATAIS!

Essencialmente, é tirar dinheiro do bolso esquerdo e passar pro direito, pra depois colocar no bolso de trás! Claro, não sem antes gastar algumas centenas de páginas em papéis inúteis.

E assim caminha a humanidade, o Brasil com crise aérea, a Itália com crise ferroviária, a França com greve de transporte público há 8 dias (o país está parado). E viva a eficiência!

Um comentário:

Anônimo disse...

jajaja..ta com certeza Marcelo! voce ja entendiu como vao as coisas aca na Italia.. jajajajaja..
tudo é loco, tambem os pasajem do trens!!!
mais, uma coisa nao esta correcta: as empresas da rede e aquela dos trens nao sao publicas, mais participadas pelo Estado: o goberno italiano é como un privado que investe na Trenitalia S.p.A..
Nao sirve isso a justificar o retraso em poner o trens pra ferias do Natal, mais axplica um poco..
A empresa do trens esta na via da falencia e o Estado nao quere perder o dinheiro..
mmm...poxa, esta explicacao soa pior da vossa!!!
..so, what I can tell is.. I'm happy you've buy tickets to come at my home for Xmas, anyway!!! :D