sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Sbrubbles

Entrar numa fila tem a única concepção de procurar a última pessoa na ordem de chegada e me colocar logo atrás, esperando que todos façam o mesmo. Questão de respeito, quem chegou antes, entra antes.

Não preciso dizer que aqui não funciona assim. Ontem mesmo eu estava na padaria (sempre ela) procurando pãozinho pra comer de noite, mas descobri que ele acaba muito antes do que eu imaginava. A minha descoberta ocorreu, obviamente, depois que um senhor entrou na padaria e passou na minha frente como se eu não existisse. Comportamento esse que foi adotado também pela atendente, que tinha me vista ali mas resolveu atendê-lo antes.

Quando eu vejo uma fila eu ainda tenho o péssimo costume de ir até o final dela. Mas estou mudando! O dizer: “Se você está em Roma, faça como os romanos” é muito bem pensado. E sabe que comecei a ser até mais respeitado por fazer isso?

É verdade que não posso sempre furar a fila, mas sempre que posso eu furo sem me sentir mal! É uma experiência muito gratificante, deixa um pouco mais leve.

Por exemplo, na fila pra entrar no restaurante universitário, é fácil, é só se colocar conversando com um amigo mais ou menos no meio dela e, conforme for andando, você vai andando junto e pronto, passou. No supermercado, por exemplo, não dá. O que eu faço quando alguém tenta passar à minha frente é dizer que eu estava naquele lugar. A pessoa resmunga (normalmente bem alto), mas sai e eu me torno o centro dos olhares. Imagino o que passa pela cabeça das pessoas: “Que absurdo ele seguir a fila... onde já se viu?”.

Acho que, pra fechar e ilustrar o exemplo: Imagine que alguém chega pra você e fala que, a partir daquele momento, você deverá fazer sbrubbles. Você faz idéia do que seja isso? Não? Pois é... É o som que faz a palavra “fila” quando se fala italiano. Qual será a palavra equivalente no Brasil?

Um comentário:

Unknown disse...

legal ler seu blog pq eu estive aí por alguns pouquinhos de dias e já notei isso tudo (claro que com vc me alertando para essas coisas)
e aqui no brasil eu também não sei o som dessa palavra pq as vezes acho que "fila" não está no vocabulário de alguns!

um episodiozinho que vc poderia contar aqui é o do ônibus, se bem que vc já contou um parecido..
mas sobre o fato de ceder o assento para pessoas de idade, que quando eu tava aí eu sai do meu lugar e uma jovem idiota foi lá e sentou antes da velhinha!

un bacio!