terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Pizza

A famosa Pizza Italiana!!! Muita gente espalha pelo Brasil que a nossa é melhor, que os italianos inventaram mas não fazem tão bem etc.

Bom, cada um gosta de uma coisa, mas que são diferentes (e muitos boas) isso são!

Inicialmente, os sabores que temos no Brasil mudam muito. Margherita, por exemplo, só conta com a folha de manjericão no sul da Itália (ainda a confirmar). Aqui seria o equivalente a pedir uma pizza de mozzarella (ou mussarela em brasileiro*) entre outros.

Mas vamos às diferenças reais da pizza em si:
Massa
Eles valorizam muito a massa, talvez pela tradição das "pastas" italianas. A massa é ligeiramente mais fina que a do Brasil e é muito gostosa, quase sempre crocante e sem o gosto de queimado freqüente nas pizzas tupiniquins. Sempre fica menos esfarelada. Difícil de explicar na verdade.

Recheio
Aí entra realmente o que mais choca os brasileiros: pouco queijo. Estamos acostumados a pedir uma pizza de mussarela e receber um círculo de mais ou menos uns 45cm de diâmetro com muito queijo derretido em cima. Aqui o valor maior é o molho de tomate. A Margherita deles é um círculo coberto de vermelho e pontos brancos. O vermelho é o molho (delicioso) de tomate e o branco, a mussarela.

Tamanho
A pizza aqui também não é como a normalmente servida nas pizzarias brasileiras. Tem um tamanho reduzido. Individual. Servida num prato grande mas que uma pessoa come sozinha.

Além disso, aqui nunca vi pizza com borda recheada, talvez porque não se encontre catupiry.

Eu não entro no mérito de qual pizza é melhor porque gosto das duas. E daqui a poucos dias vou experimentar a pizza napolitana. Essa dizem que é campeã!!! Veremos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Os regionalismos.
A pizza por ser tradicional na Itália quanto no Brasil, tem suas diferenças. A grande diferença, como voce até pontuou, deve estar no preparo, na preocupação com os ingredientes, no preparo. Na grande maioria das pizzarias do Brasil, a qualidade não é tão valorizada nos ingredientes. Enfim é comer, comer e comer e aproveitar a experiência.
Deixe para no futuro pontuar.

Anônimo disse...

Sua avaliação comparativa inter-pizzas bate certinho com o que dizia um engenheiro italiano (20 anos atrás, pelo menos). Era um senhor aposentado de empresa de refratários da Itália, contratado aqui para estudos de markting do setor. Sempre pronto a apreciar e comentar uma boa refeiçaõ. Gostava da nosa cozinha. Ao provar, pela primeira vez a nossa pizza declarou
que havia gostado muito daquele "prato", mas que não se tratava de PIZZA!

Unknown disse...

Cenas do próximo capítulo: a pizza napolitana É muito boa, heheh :)

bjinhos

Anônimo disse...

Certo dia entrei numa pizzaria no interior da Bahia (Vitória da Conquista) e percebi que no cardápio não existia Marguerita. Perguntei ao garçom que me devolveu a pergunta: "o que é isso?"
Pior ainda (ainda no interior) foi num tabuleiro de acarajé onde a baiana me perguntou: "com ou sem katchup?"
Sempre digo que a comida italiana, chinesa, mexicana ou seja lá qual for, quando 'abrasileirada' se torna completamente diferente. Um brasileiro de passagem pela China pediu um prato e ao degustar afirmou que o do Brasil era muito melhor. Ao gosto dele, é claro!