sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Neve?

Torino fica na latitude 45 Norte a 200m de altitude mais ou menos (em relação ao nível do mar). Nessa época de novembro/dezembro, é quando chega a primeira neve na Europa. Um amigo finlandês já disse que Helsinki está branca faz uns 20 dias mas a primeira neve boa mesmo chegou semana passada. Outro amigo na Alemanha falou que já nevou lá, mas pouco, só 1 dia.

E Torino continua igual, nem um floco. Em 2005 (último ano em que nevou aqui), a primeira nevada aconteceu por volta de 20 de novembro. Hoje é 7 de dezembro e nada!

Apesar de clichê, a resposta é correta: Aquecimento Global. A paisagem alpina já não conta mais com a neve eterna (pelo menos na cadeia de montanhas visível de Torino) e neve aqui é já história que pouca gente viu, já que as turmas vão se renovando a cada ano e pouca gente viu a cidade com neve.

Os italianos comemoram o fato de não nevar. Acham ótimo, mas eles esquecem de um fato muito importante: Quem resolveu morar aqui fomos nós. Ou seja, a natureza não pediu pra alguém sofrer os infortúnios trazidos por nevascas fortes (essas, de acordo com uma amiga italiana, não ocorre desde 96).

Deixando de lado o fato de que eu quero ver nevar, o assunto merece um mínimo de reflexão. Quem se lembra do clima como era antigamente e como é hoje? No local onde mora mesmo. Os Alpes, por exemplo, são paisagem fácil: antigamente eram brancos até no verão, agora são marrons.

Não comemorem a ausência do fenômeno natural, mas prestem atenção no fenômeno artificial que está ocorrendo!

Um comentário:

Emilia disse...

E em São Paulo..o fenômeno da desertificação chega a ser assustador:manhãs de 13º seguidas de tarde ferventes de 30º amenizadas por noites de 15º;eu não gosto de rotina mas quanto a temperaturas, prefiro que tudo siga metódico.
Aliás, tenho gostado bastante do blog.Parabéns!