quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A escova de dentes

Imagino que a imensa maioria das pessoas que está lendo tem o costume de escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia. Eu, particularmente, faço isso.

Em alguns dias específicos eu prefiro não voltar pra casa na hora do almoço e usufruir do restaurante universitário, já que tenho 2 horas entre as aulas da manhã e da tarde e acaba sendo meio incômodo fazer todo o trajeto de ida e volta. Nesses dias, eu levo minha escova de dentes e dou andamento à higiene pessoal após o almoço.

Não poucas vezes durante a minha ida ao banheiro eu ouço perguntas do tipo "Ué, mas vc traz a escova de dentes?" ou então "Pra que isso?". A resposta me parece tão óbvia quanto a pergunta é inútil, "Para poder escovar os dentes".

A verdade é que a grande maioria dos italianos (e isso já foi confirmado por uma amiga italiana) não escova os dentes com freqüência. O resultado disso é uma dentição muitas vezes escurecida (também por conta do café).

Uma coisa que também percebo no italiano médio é que eles se impressionam mais com o choque cultural do que nós, brasileiros. Quando vemos algo diferente da nossa cultura (como pagar por sacolas de supermercado, fechamentos de lojas no meio da semana) por mais que achemos estranho ou ridículo (respectivamente), não é uma coisa que fica sendo um choque, mas uma diferença. Sabemos que o mundo inteiro não é igual à nossa casa.

Aqui se verifica um pouco o contrário. Eles não costumam (boa parte da massa crítica) entender as diferenças culturais. Essa história de escovar os dentes, por exemplo, não é vista como uma coisa do tipo "No Brasil costuma-se escovar os dentes depois do almoço e, pra isso, se leva a escova na mochila", mas sim como "Que absurdo ele levando a escova pra faculdade, não tem nada a ver!".

É amigos, se eu que escovo os dentes com cuidado já levo bronca da dentista quando vou pra lá, imaginem se um desses daqui caísse nas mãos dela?

6 comentários:

Unknown disse...

No meu trabalho tb é assim, NINGUEM escova os dentes dps do almoço!!! Eu fico impressionada! Me sinto uma ET qdo alguém me ve na pia escovando... Nao é à toa que a grande maioria tem os dentes horrorosos...

Unknown disse...

Na minha faculdade são raros os que escovam também.
E olha que são todos brasileiros!

Anônimo disse...

VÔ NENO DISSE:
Pelo texto do blog e opiniões comentadas, a prática da anti-higienização bucal, é difundida lá e cá, no trabalho e nas escolas. E, as pessoas justificam a prática danosa pelo fato de estarem em período de trabalho ou estudo.
Que tal lançar uma campanha com o slogan: "DENTES LIMPOS NÃO FAZEM MAL À SAÚDE" !!!

Anônimo disse...

Acho que existe um lobby dos dentistas italianos, incentivando essa prática.
Afinal de contas, para que: escovar os dentes, lavar as mãos, pentear os cabelos, lavar os pés. Coisa de louco mesmo, melhor não fazer nada disso, vai ter que fazer de novo amanhã, e depois e depois. Melhor abandonar essas práticas repetitivas idiotas mesmo.

Anônimo disse...

Engraçado,realmente "gringos"(na definição brasileira de estrangeiro) tem mania de sempre responder "Mas eu não compreendo" quando acham alguma coisa diferente; e aí você explica, cria todos o contexto socio-histórico-cultural e eles continuam dizendo "Mas eu não compreendo".Onde está a dúvida em aceitar que as coisas são diferentes??
Gostei do post.
Bjs

Lívia disse...

IRC!!!