sábado, 16 de fevereiro de 2008

Sustento

É impressionante como as coisas por aqui funcionam estranhamente. As lojas ficam abertas algumas poucas horas por dia, o atendimento é péssimo e todo mundo parece aceitar isso. Quero dizer, se você vai a uma loja, é mal atendido e reclama, eles defendem o atendente dizendo que o trabalho é pesado.

Trabalho pesado??? Eles encaram mais como se fosse um favor do que um trabalho. Veja bem, se o caso de uma loja que abre em horário contínuo, de manhã até de noite, não é revoltante:
Você entra em uma loja e gostaria de olhar algumas peças de roupa, e se dá conta de que não está na Arara designada. Vai até o atendente (primeiro descobre quem é, já que raramente eles se apresentam) e pergunta pelo tamanho correto:
- Por favor, gostei daquele casaco mas gostaria de provar o tamanho M.
- Deve estar logo ao lado - virando pra continuar a conversa com o/a colega.

E você, cliente, fica ali, jogado.

O que acontece pra que as pessoas atendam tão mal? Honestamente, eu não sei. Sei que o atendente não nenhuma motivação pra atender bem. Se ele for demitido, fatalmente existe algum auxílio do governo pra que ele continue ganhando dinheiro sem fazer nada.

Aqui é assim, você não tem emprego, você ganha do governo zilhões de facilidades pra continuar não fazendo nada. O correto seria que o governo ajudasse na procura de um emprego.

A visão relativamente socialista é difundida demais por aqui. Vira e mexe tem um sujeito distribuindo panfletos da "Luta Comunista" dentro do Politecnico. Ele, devidamente vestido com suas roupas de marcas capitalistas, pregando a luta comunista.

O que falta, na verdade, ao italiano médio, que não sabe nem mesmo onde fica a cidade de "Den Haag" ou Haia, em português ou ainda mais fácil, onde fica a cidade de Santiago (não de Compostela), é lógica. Lógica deturpada, que permite o cancelamento de uma festa de Ano Novo, que permite que se furem filas sistematicamente.

E quem arruinou a Itália? Eu continuo perguntando.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vô Neno disse:
MÁGICA, MISTÉRIO, MILAGRE ???
Qual deles se aplica à economia italiana? Fortunas escondidas desde a época do império?
Ou, turimo, moda e vinicultura, à falta generalizada de entusiasmo ao trabalho, conseguem suprir a economia do país?
Afinal, a Itália continua incluida no G-7!!!

Unknown disse...

eu não sei onde fica deen hag!
i'm dumb!
suspeito que em algum pais que se fale dutch...tipo Holanda?