terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Internet

- Você tem internet em casa?
- Não
Conversa imaginada, para um estudante universitário, como razoável até meados do ano de 1999.

- Por que?
- Não é útil pra mim
Conversa inimaginável.

A verdade é que a Itália é um dos países com menor taxa de conexão à rede da Europa. De acordo com o LaStampa e o Instituto Istat, a península é a décima oitava na Europa, com 44% das famílias conectadas. Pra deixar ainda mais restrito e preciso, tais famílias são aquelas com pelo menos um integrante com idade entre 16 e 64 anos. Portanto, excluem-se aí as famílias de idosos.

Se forem contabilizadas também essas, o valor passa a 38,8%. Sei que comparar com o Brasil, aqui, exige cuidados. Grande parte da população brasileira não tem como acessar a rede por diversos motivos sócio-econômicos, é verdade.

Meu ponto é que, aqui, as famílias têm condições muito mais próximas umas das outras. A distribuição de renda é mais homogênea.

Partindo agora pra análise da segunda parte do diálogo, fica claro que o jovem médio italiano também se satisfaz com seu celular e a televisão. A TV aqui, que pode ser objeto de comentários no futuro, é uma eterna programação brasileira de domingo de tarde. Faustão e Gugu de diversos tamanhos e cores, todos os dias. É um festival de horrores.

Tudo bem que eu tenho motivos ainda mais fortes pra usar a internet, já que toda a minha família está no Brasil e fica sendo o modo mais eficiente de me comunicar com eles, mas pensar que é inútil, realmente é complicado.

Consultar se um livro está disponível na internet, ver a previsão do tempo, manter contato com parentes distantes, procurar oportunidades de emprego ou de lazer. Tudo isso é possível de ser feito.

Os mais radicais podem afirmar que a Itália, por ter uma população homogênea, muitos idosos, (relativamente a outros países), acaba não tendo o perfil de conexão para que todos se liguem à rede. Eu, sinceramente, não acho que isso seja limitação. Basta olhar nos comentários que uma figurinha certa é meu avô, que está sempre atento às atualizações e aos textos. Minha avó também lê sempre, só ainda não temos nenhum comentário dela. Como se não bastasse, começamos a usar agora o skype para nos comunicar.

O que falta, meus caros, na Itália, é realmente um pouco de motivação. A tentação de sentar no sofá e não fazer nada, olhando pra TV, é muito grande.

5 comentários:

Anônimo disse...

Internet não é opção, que se pode escolher, é uma necessidade da evolução do mundo. Está inserido em tudo, não se adaptar a ela, é como ficar no escuro. É um questão de inteligência e adaptação normal. Acredito que não só na Itália, mas tem muita gente que ainda anda com duas pedras no bolso para acender um foguinho. Que pena.
Nem imagino mais o mundo sem internet.

Unknown disse...

nossa, mas isso não é só na Italia né, os Europeus em geral acessam muito pouco a internet, nao checam e-mail todos os dias.
e isso é essencial eu acho.

Anônimo disse...

Quem mora no chamado "3° mundo", sem oportunidade de conhecer de perto o também chamado 1°( eu gostaria de entender melhor essas classificações), imaginam coisas mirabolantes rolando por lá, tudo na base da tecnologia de ponta (às vezes de ponta cabeça).
Porém, ao se deparar com a realidade, sobra decepção.
"NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA" !!!
Vô Neno.

Unknown disse...

Faz tempo que não escrevo aqui, talvez por estar muito ocupada na Internet, pequisando, organizando terapias, aulas..enfim, como seria a vida sem o computador? Nem me lembro mais!
Tive ótimos professores, um pequeno garoto de nove anos!!!(o autor desse blog!!!)e uma garotinha de 7 anos! Sem contar o maridão que não media esforços para manter-nos atualizados em termos de tecnologia!!!!
Mas a Internet!!!! Eu realmente acho que ela é uma necessidade, dificil passar o dia sem estar conectado.Mas para mim ela ainda é mais...diminui distancias, mantém a saudade mais controlada, me faz mais feliz!

Anônimo disse...

Como pode esse pessoal dizer q não precisam de internet??? Hj que estamos na era digital, que se faz tudo via internet, como é possivel pensarem assim? Pois é, por causa desse tipo de pensamento não tenho internet em casa... As italianas q moram comigo nao precisam..