terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A neve derreteu

Todo mundo que estudou além da oitava série nos anos 90 (eu estiva lá, então posso garantir que, oficialmente, é verdade) sabe que o gelo (ou água sólida) derrete a temperaturas maiores de 0 (zero) graus Celsius.

Pois bem. Ontem nevou e a cidade toda ficou coberta pelo manto branco formado por bilhões de flocos. A temperatura caiu pra 2 graus durante a neve, subiu pra 3 logo depois e, durante a noite, manteve-se próxima do zero. Sabe-se, também, que a neve derrete.

Hoje de manhã, depois de um derretimento parcial e posterior congelamento (a geada é conhecida por muitos brasileiros), forma-se uma espécie de placa de gelo sobre as calçadas, ruas, carros etc.

O interessante é que a administração pública havia anunciado que, durante a noite, caminhões espalhariam sal pelas ruas e calçadas pra evitar o congelamento (O sal faz com que a água congele a temperaturas mais baixas e, portanto, não congele durante a noite).

Saí hoje pela manhã, o dia azul e claro, tudo coberto ainda de branco (neve já em placas) e os Alpes imponentes, novamente brancos, à minha esquerda. Babando, fui caminhando até o ponto de ônibus, o que uso menos freqüentemente, mas que tem uma vista das montanhas um pouco melhor. Eis que, após atravessar a rua, descubro que o sal espalhado pelas calçadas faz efeitos sim, quando existe!!! Nos pontos de ônibus tem sal, no caminho até ele não!! Então o que eu faço, coloco os patins pra ir até lá?

O resultado disso foi um escorregão sem queda. Ainda bem, porque uma queda além de molhar minha roupa toda teria 2 agravantes: eu estava indo fazer prova, a temperatura girava em torno de 1 grau.

Não caí, mas pude testemunhar mais um fenômeno da natureza, conseqüência de uma das coisas mais bonitas que existe nesse mundo.
Na minha lista de visões magníficas entra agora a nevada. Minha tia comentou que meu avô Dúlio, pai dela e do meu pai, comentava ter visto nevar na Europa nos anos finais de Segunda Guerra Mundial e, palavras dele, era "A coisa mais linda e silenciosa que cai do céu".

Agora, escorregar no gelo, eu prefiro ir até a pista de patinação e fazer isso oficialmente.

5 comentários:

Anônimo disse...

Cair jamais....

Andar na neve congelada deve ser um desastre, o que deve ter de tombo. Mas imagino que a beleza compense. Curta a neve, o tempo e a beleza da natureza.
Fico feliz e curto a distancia por voce.
Beijos.
PS: aguarde sua avó irá começar na internet comentando no blog, pode acreditar.....

Unknown disse...

poxa, acho q acordei tarde hj... Nao vi nada congelado no chao. Pelo contrario o dia amanheceu maravilhoso, com um sol de dar inveja e desacreditar aqueles q dizem q viram neve ontem, heheh!

Anônimo disse...

Não fosse a NEVE, o que seria do sorvete???
E pensar que essa deliciosa iguaria da culinária internacional
nasceu na antiga China, a partir da prática popular de misturar mel e neve.

Lívia disse...

tive acesso a umas cartinhas fofíssimas que meu avô, Ivo, na época com 10 anos, escreveu para o seu avô Dúlio, que estava aí na Itália, na guerra... coisa muito linda...
bjs!

Anônimo disse...

FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA,na
2ªguerra mundial:
Meu irmão Moacir e o Vô Dúlio receberam juntos, na Itália, o batismo de neve.
O exército americano promoveu um campeonato de esquí.
Participou um brasileiro (Jurandir) de Salesópolis.
Aprendeu esquiar tão bem,que venceu o campeonato.