terça-feira, 1 de abril de 2008

Tempo = dinheiro

Depois de muitas situações adversas, parei pra pensar um pouco. Refleti o suficiente para chegar a uma conclusão mais ou menos justificadora da infinidade de problemas que existem na Itália.

As pessoas aqui não têm a ambição de subir na vida, em geral. Tudo o que eles querem é um salário maior (mesmo que pouco) que as despesas mensais e pronto, tudo resolvido do ponto de vista da vida profissional. A massa não almeja subir de posição, buscar um cargo (e salário) melhor(es).

Informações privilegiadas e internas que tenho de um escritório de arquitetura ilustram tal situação. Vejam:
Ao finalizar parte do projeto deve-se iniciar a busca por imprecisões e fazer uma verificação fora do computador, olhando o conjunto. Duas sugestões são feitas:
- Enviar o arquivo pra uma loja plotadora e ir buscar as plantas depois de 1,5 hora;
- Imprimir no próprio escritório em papel menor e emendá-los pra começar a revisão em 15 minutos.

A opção desejada pela responsável por decidir isso foi, obviamente, a menos produtiva opção de 1,5 hora.

O problema é que ninguém enxerga que produtividade é um ponto positivo. Se o projeto fica pronto antes, é menos dinheiro pago inutilmente, menos horas-trabalho desperdiçadas e mais eficiência. Opa, toquei no ponto: Eficiência... Pra que? Se eu ganho, no final do mês, o suficiente pra manter minha vida exatamente como está e, no futuro, continuar sempre no mesmo nível?

Inútil pensar que eles vão enxergar isso. Por isso que os turcos aqui ganham dinheiro. As lojinhas de Kebab (espécie churrasquinho grego) ficam abertas de 11:00 às 00:00. O equivalente italiano abre de 11:00 a 15:00 e de 18:00 a 22:00.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vô Neno disse:
Vô Neno disse:
Bem a propósito do assunto (falta de eficiência ou ânimo na Itália atual) gostaria que você lesse no "ESTADÃO" de hoje - Caderno Internacional, pag. A-14,
uma entrevista dada, em São Paulo, por Barbara Contini, candidata ao Senado italiano, coordenadora mundial da campanha do PDL, na qual ela critica de maneira contundente a situação do país.

Unknown disse...

Pois é, a perspectiva de um italiano médio é manter um padrao de vida mais ou menos. Tenho certeza que todos os dias eles acordam, se olham no espelho e se perguntam: "Pra que subir de vida, ganhar mais, se estou me mantendo assim? Dah muito trabalho ser mais eficiente!"

bjinhos