quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

A verdade nua e crua

Imaginem um jogo da Mega-Sena, onde você deve marcar 6 números e acertar 4, 5 ou 6 pra ganhar alguma coisa. Agora imaginem que você tem certeza que acertou apenas 2 (por algum motivo, dá pra saber). Quando sai o resultado, não são divulgados os números sorteados mas a lista de nomes e de quantos números cada um acertou, em uma escala de 0 a 30.

A semelhança com o sistema de avaliação da Itália é grande. Não estou falando da Lotto italiana, mas sim das provas no Politecnico di Torino. A prova teste de quarta-feira passada possuía 14 questões com respostas de múltipla escolha. Com base no que eu sabia, consegui responder apenas 4 questões e chutei o resultado das outras. Para alcançar a nota mínima, eu deveria acertar 9 questões.

Chutando mais 8 respostas e deixando 2 em branco, consegui tirar a seguinte nota: 20 (de 30 possíveis). Alguns fatores pelo qual essa nota seria impossível de tirar:
1 - Tendo respondido 12, minha nota máxima seria 25,7.
2 - Ter tirado a nota 20 significa que acertei 9,77 questões, das 14.
1+2 - Significa que errei 2,23 questões entre as 12 que respondi.
3 - Prova "teste" não tem meio certo.

Eu acho muito difícil que eu tenha acertado os 10 testes necessários (porque ninguém acerta parte de testes), mas consegui o 20. Longe de mim reclamar, é mais uma prova que tiro do meu caminho, mas que é estranho é.

O que me intriga ainda mais é que na avaliação objetiva, quero dizer, naquela em que o professor olha pra um X no gabarito, compara com o gabarito certo dele, e vê se acertei ou não, ele consegue atribuir uma nota impossível de ser tirada (passa os alunos com nota baixa). Quando a avaliação é subjetiva, nas provas orais, onde ele poderia fazer o mesmo, ele age com objetividade e NÃO passa às vezes.

Em tempo, tenho tido uns novos comentários por aqui e fico feliz de saber que tenho leitores. Espero de alguma forma estar contribuindo com a vida de todos, se não for fazendo rir, pelo menos passando um ponto de vista de como é viver e estudar na Europa.

3 comentários:

Lívia disse...

por um momento eu acho a ECA tão sensata... hahahahahaha!!!

Unknown disse...

Filho joghe na Lotto Itália.

Aproveite a maré, voce está com sorte. Não desperdice o momento.

Anônimo disse...

Como enterder o critério de avaliação? "Eis a questão"!
Já dizia o cara que inventou o "ser ou nâo ser":
"Há mais mistérios entre o ceu e a terra do que pode avaliar ...", a mente dos doutos professores.
Podes crer !!!