terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Tudo acaba em Pizza

Eu realmente fico impressionado com a capacidade que temos em demorar pra perceber algumas coisas e a velocidade com que nos damos conta de outras.

A Itália é o país conhecido pela sua pizza, correto? Pois é, nada melhor do que eles mesmos, italianos, pra pensarmos um pouco sobre a origem da expressão "Acabou em pizza". Eu não sou lingüista ou coisa parecida (embora saiba que ainda se usa trema. Pois é, podem espernear, mas ainda se usa) mas tenho liberdade pra pensar nisso.

Aqui as coisas funcionam muito mal, em geral. A criminalidade só é menor que no Brasil porque o governo é muito assistencialista. E via de regra, quem comete crime aqui acaba preso ou deportado. A quantidade de imigrantes ilegais criminosos é grande mesmo.

Bom, vejam só que exemplos banais e comentáveis:
- O país está sem um primeiro ministro. Ele renunciou porque o Senado não deu o voto de confiança que ele precisava. O que vai acontecer? Dizem que farão uma nova lei eleitoral, novas eleições só depois, que o Berlusconi volta. Eu digo: PIZZA!!!
- Alitalia sendo vendida. A companhia está falida, o aeroporto de Milão/Malpensa é um dos piores aeroportos que existem porque fica simplesmente longe de tudo. O governo precisa vender a Companhia, privatizar pra que ela possa continuar levando a bandeira da Itália mundo afora (fingindo que o país merece ser bem representado fora. O Procon mundial deveria aplicar uma multa por propaganda enganosa). Eu digo: PIZZA!

Percebe-se que a península é o país da Pizza por vários motivos. Dois deles eu coloquei acima. Ah, e se alguém pensa que a Itália está prosperando, leia melhor a parte internacional do jornal. Napoli está se afogando em lixo. A última manchete que eu vi dizia algo em torno de 7 mil toneladas de lixo pela rua (falta de aterro). A economia está praticamente estagnada (como a da França) e a política é tão ruim ou pior que no Brasil.

O que a gente faz numa situação assim? Eu, que aqui sou estrangeiro, dou risada, mas quando chegar no Brasil, ah... Eu vou comer a boa e velha Pizza!

Um comentário:

Anônimo disse...

O papa Bento XVI recebeu convite do reitor da Universidade La Sapienza de Roma para uma conferência na abertura do ano letivo. Essa Unuversidade foi fundada em 1303 pelo papa Bonifácio VIII. Entre os 4500 docentes, um grupo de 67 deles manifestou-se contra a presença do pontífice e incitou os alunos a protestarem. O papa (intelectual brilhante), adiou a visita.
O texto preparado foi lido por outra pessoa e longamente aplaudido.
Ótimo artigo a respeito, de autoria de Carlos A. Di Franco, está na pag. A2 do Estadão de 28/01/08. Vale conferir!