quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Trabalhe na Itália!

Venham todos pra cá, é o melhor lugar pra trabalhar que existe.
O leitor regular se pergunta se é o mesmo autor dos outros posts... Eu garanto que sou eu mesmo. Mas aqui o equema é bom porque ter um emprego está muito, mas MUITO longe de significar que você precisa trabalhar.

Ontem fomos a uma joalheria. A Carol, minha namorada, precisa ajustar o tamanho de um anel que ela comprou e iríamos então perguntar o preço e os detalhes. Tocamos a campainha (fica trancada a porta) e ela magicamente se abriu.

Ali dentro vimos que uma senhora no andar de cima (mezzanino) fumava e falava ao telefone. Esperamos uns 2 minutos e nada de ela atender. Ficamos irritados e resolvemos sair. A porta trancada. Aí olhei pra cima e falei "Desculpe". Ela mais do que rapidamente pediu pra pessoa no outro lado da linha aguardar um instante e perguntou:
- Vocês precisavam de alguma coisa?
- Sim, eu preciso saber quanto custa pra ajustar esse anel.
- Ah, a vendedora só chega umas 15:30 (Eram 14:00).

Aí a gente se irritou com a preguiça da infeliz senhora e falamos:
- E o que estamos aqui fazendo esperando?
Ela responde, italianamente:
- Eh... Abro a porta pra vocês.

Não é o cúmulo do absurdo? A mulher abre a porta e não atende os próprios clientes. Ela nem assimila nossa chegada com um "Um momento". Cada dia que passa esse descaso irrita ainda mais.

A impressão é de que ao entrar numa loja pra fazer compras, os vendedores estão te fazendo um favor ao atender. E sabe o que é pior? Todo mundo que enfrenta isso aqui nesse país acha "charmoso".

Como é charmoso ser burocrático, demorado, enrolado. Como é charmoso ter um presidente que não estudou direito, deputados corruptos e péssimo atendimento em setor público. Esse parágrafo fala do Brasil... Pra se tornar a Itália basta acrescentar: péssimo atendimento no setor público E privado.

Sem mais

5 comentários:

Anônimo disse...

Diz um verso de uma antiga cancioneta italiana:
"Forsa Luigi, forsa Luigi, che cosa va!"
Nos dias atuais, acho mais adequado
mudar a letra para Calma Luigi ...!
Será que a beleza da música italiana tem algo a ver com a índole do povo?
Coincidência ou não, os nossos nordestinos são bons na poesia e na música.

Anônimo disse...

O que mais me incomoda, é que ainda assim eles ganham dinheiro e levam uma boa vida. Não entendo como? Nem quem se submete a isso.

Palpiteiros disse...

Sabe que essa impressão, pelo menos na Itália, é um pouco errada. Poucas famílias conseguem chegar ao final do mês com o dinheiro recebido do trabalho.
Eles são péssimos planejadores e acabam se endividando por causa disso. Não como os americanos, mas mais que os brasileiros.

Anônimo disse...

Elite trabalhadora (políticos):
"Romano" Prodi (primeiro ministro), entrega renúncia a "Napolitano" (Giorgio - presidente).
"E la nave va" de Roma a Napoles.

Unknown disse...

Eh realmente irritante essa preguiça italiana! Se a gente entra na loja, digamos que é uma coisa um tanto obvia que queremos algo... O que sera que passa na cabeça de uma pessoa dessas? Ela nao deve ter imaginado que gostariamos de ter sido atendidos ao entrar ali, ai ai, pobre moça que nem vendedora era, mas sim uma gerente ou coisa parecida!