quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Moda italiana - Parte 3 - Final

Chegamos à última parte da descrição sobre moda italiana. Com as notícias cada vez mais quentes sobre RJ Fashion Week, Gisele Bündchen dando volta ao mundo etc., achei que seria a hora de encerrar aqui.

Os italianos adultos maduros, de 40 anos ou mais, são já pessoas que se vestem normalmente muito bem.
Os homens costumam usar camisas e calças sempre impecavelmente lisas, limpas e bem cortadas, sempre do tamanho adequado. Em momentos mais formais, o sapato também bem cuidado ou então, informal, um sapatênis. Tênis é raro.

As mulheres também se vestem muito bem. Normalmente jeans e bota ou sapato, quando não usam saias e meias-calças (sim, as MULHERES usam meia-calça aqui) nesse frio congelante.

Olha, eu sou péssimo pra reparar em roupas, meus comentários são mais genéricos mesmo (ainda bem, se eu quisesse entender de moda, eu teria seguido outra área de estudos). O que sei dizer é que eles usam e abusam das boas marcas, mas sem ostentação.

Outra coisa que se percebe é que eles estão sempre na coleção do ano. Eu sei disso por dois motivos: Sempre que sai coleção nova, eles correm pras lojas (que anunciam a chegada dos novos produtos) e também pela quantidade de roupas usadas (em ótimo estado) que se pode encontrar em brechós e feiras.

Se a juventude resolvesse aprender com os mais velhos a se vestir bem, a Itália seria realmente o local com o povo mais bem vestido do mundo (arrisco a dizer que até mais que os franceses). Obviamente não quero ver uma menina de 12 anos com terninho ou tailleur, mas pelo menos usando roupas ao invés de trapos.

8 comentários:

Emilia disse...

rs..consigo visualizar exatamente o que você descreveu.Talvez por já ter estado aí (e lembro ainda de ter comentado "bizarra essa juventude italiana") ou por ter um grande amigo italiano. Diria que a fase universitátio é bem a transição da bizzarice para a classe italiana:uns D&G pelo corpo mas um cachecol pomposo e classudo chamando mais atenção que a fivela do cinto;mas realmente, eles têm classe.

PS:Bom ano novo!!Tudo de bom pra ti!

Unknown disse...

hahaha todos esses post de moda foram os melhores posts...
eu que jah estive aí pude perceber (com vc ao meu lado ressaltando) exatamente isso que vc escreveu.. principalmente dos jovens.
um beijo!

Anônimo disse...

Desconfio que os teen-agers italianos sofrem a influência dos americanos, campeões em mau gôsto na maneira de se vestir. São os filmes, os turistas, etc..
Um pouco de humor:
Na época do império romano, os musculos centuriões e mesmo os generais, usavam aqueles saiotes com calcinhas apertadas por baixo. Sandálias nos pés.`
Ponto para o Vaticano que garante, per omnia secula..., a farda da guarda suiça, desenhada por um grande estilista de nome MIGUEL ÂNGELO. Teria sido êle um brasuca.

Anônimo disse...

Correções:
......musculosos centuriões ...
...... um brasuca???

Lívia disse...

hahahahahaha muuuito bom!! o comentário acima valeu como um novo post sobre a moda italiana!!

Anônimo disse...

Ai eu amie esse site era tudo o que eu tava procurando para o meu trabalho!! Vc está de Parabéns!!

Anônimo disse...

Oolá , meu nome é Laura , eu adoreeei muito o blog , estou querendo ir pra italia , e seus comentarios me ajudaram muito (pois nao sei oque vestir la)
Alguns falam que os italianos se vestem muito mal ,eu nao sei , só indo pra ver KKKKK '
Mais muito obrigada pelas dicas , sorte e sucesso pra voce .

luara disse...

gente, parece q vcs leram meu pensamento! Vcs salvaram meu trabalho de Geografia e me salvaram de uma nota abaixo de 1,4, valeu mesmo pessoal! Antes q eu me esqueça, eu sou descendente de italianos, fanática por eles, falo italiano como se fosse português e adorei saber mais sobre o jeito deles de se vestir.
PS: vc sabia q as mulheres de lá são fanáticas por maquiagem?