terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Moda italiana - Parte 2

Seguindo com a descrição da moda italiana, agora na faixa dos 20 anos até o final da faculdade.

Um italiano com mais de 20 anos já procura se formalizar. "Entrei na faculdade, preciso me vestir como um universitário". Esqueça tênis e camiseta, como no Brasil, e coloque roupas bem mais formais. Já uma camisa e um colete quando faz mais frio, um casaco bem respeitável e pomposo.

Cabeça:
Cabelo bem cortado, pode ser curto ou comprido. Quando curto, bem penteado. Quando comprido, geralmente com cremes ou géis para deixar o aspecto de molhado. Boné abolido, proibido, pecado, heresia!

Tronco
Camisa. Camiseta não será mais vista. Ou digamos muito raramente. As camisas são sempre bem cortadas, geralmente listradas. O colete que vai por cima é das mais diversas cores. As meninas usam blusas geralmente bem condizentes com as situações. Digo, raramente usam regatas, mas usam as camisetas (camisetinhas e blusinhas, no Brasil).

Pernas
Aqui muda-se pouco, com a diferença que a calça agora cabe nas pessoas. As meninas ainda continuam com um ou outro detalhe brilhante e um ou outro símbolo D&G.

Pés
Sapatos, para os homens, e tênis e sapatinhos para as mulheres.

Parece que o post foi muito menor que o outro. Talvez descritivamente, sim, mas o raciocínio é agora.

As pessoas aprendem normalmente depois de errar. Erra-se, livra-se do erro e com esse processo se aprende. Realmente, a moda italiana tem razão de ser prestigiada. E eu agradeço até hoje o fato de a influência da juventude italiana não chegar no Brasil.

O salto de qualidade é alto demais. Se transfere de uma situação que beira o ridículo das passarelas para uma situação que reflete a essência de um povo que, via de regra, se veste muito bem. Na rua dá pra ver que os adultos de mais de 30 anos estão sempre bem arrumados, sejam homens ou mulheres. Elas usam muita maquiagem, mas não é mais aquela coisa gritante da época teen da vida.

Fica minha promessa de procurar ilustrar melhor tais situações com fotos. Quem sabe no final de semana consigo fazer um giro pela cidade encontrando figuras carimbadas e coloco aqui.

Nenhum comentário: