segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Moda italiana - Parte 1

A Moda Italiana é talvez a mais conhecida no mundo. Dolce e Gabbana, Giorgio Armani, Fendi e por aí vai. Não demora muito para chegarmos à conclusão de que na Itália se veste bem. E também não demora (se você está lendo aqui, sabe que não é tão simples assim) pra descobrir que não é bem assim que acontece, pelo menos se dividimos em faixas etárias.

Um italiano até os 12 anos ainda se veste de acordo com o gosto dos pais. Ou seja, uma coisa mais ou menos padronizadas com todas as crianças do mundo. A exceção foi quando vi um garoto na pista de patinação o ano passado, com uma camiseta por dentro da calça jeans (até aí normal) mas usando um cinto malhado. Cinto branco, malhado de preto. Daí pra frente, só piora.

Não sei exatamente o motivo, mas a gente aqui na Itália tem a impressão de estar sempre na Semana da Moda, e não estou falando da RJ/SP Fashion Week (ou agora se chama Semana da Moda do Rio, ou de São Paulo). A semana da moda de Milão por exemplo, que é coisa séria.

Dali pra frente, só piora. O ragazzino (ou a ragazzina) começa a tomar gosto pelas próprias roupas e a coisa desanda de vez. Imagine um italiano, com uns 15 anos, de mais ou menos 1,65 de altura, de cima a baixo, vestido mais ou menos assim:

Cabeça:
Ou o cabelo de pardal com aquelas franjas no pescoço também chamadas de mullets, ou então um boné. O boné é virado pra frente, mas aponta pra cima, sem proteger do sol e pode ser de uma combinação de quaisquer uma das 3 seguintes coisas:
1 - Dourado
2 - Prateado
3 - Marca famosa

Tronco (melhor descrição)
Camiseta, sempre com alguma marca famosa, de preferência D&G (Dolce e Gabbana), mas estampada por todos os lados. Podem ser milhares de estrelinhas ou Ds e Gs evidenciando a marca. Quanto mais colada ao corpo e quanto menor for a manga, mais cool.

Pernas
Novamente, abusa-se do jeans azul (tradicional) e detalhes dourados D&G. Novamente, quanto mais apertada (justa) melhor. Se puder ser uma calça branca com quadrados (enormes) pretos, também é super cool.

PS: Sobre o fato de ser justa, estou falando de homens, quanto mais colada ao corpo, melhor.

Pés
Tênis inteiramente dourado ou prateado. Sempre D&G ou outras marcas famosas, como Nike.

Resumo
Sábado de tarde, dia de ir ao Shopping falar alto e desfilar, a juventude padrão se veste com um boné Von Dutch, com aba mais do que dobrada e apontando pra cima. Coloca uma camiseta branca quase rasgando de tão pequena (15 anos de idade, usa-se a camiseta do seu irmão de 4 anos) e, por cima, uma jaqueta de algodão preta com estrelas brancas (milhares de estrelas). A calça também é justa (nesse caso, compra-se na loja para crianças de 8 a 10 anos, sempre para que um de 15 anos use) e é branca com quadrados pretos (pra combinar com a jaqueta) e finaliza-se com o tênis nike todo dourado.

Agora, tem homem por aqui usando meia calça e achando normal. O pior: brasileiro! A influência é grande amigos. Uma dica: não sou eu.

4 comentários:

Anônimo disse...

Filho.

Cuidado com essa influência negativa.
Com essa comparação de 15 anos com camisa de irmão de 4 anos. Tem italiano andando de fralda por cima da calça.
Deve ser uma gracinha, tenis pratado, calça branca com bolinhas pretas ( parece uma vaca). Camisa justinha ( uma bichona).
Pelo amor de Deus. Com tanta coisa boa, ou sou velho demais, ou esses caras estão errados.

Palpiteiros disse...

Não é velhice não, isso se chama "noção". E você não está errado... hehe

Lívia disse...

também quero tênis douradooooooos!!!!
vocês são apocalípticos, eu tento me integrar... hahahaha!! (em homenagem ao Umberto Eco, seu colega aí da bota... e que certamente não se veste assim...)

Unknown disse...

hauhauha, vc esqueceu de citar as blusas rosas masculinas. Nada de preconceito, mas uma vez um vi um cara com a blusa, calças e tenis, tuuudo rosa, mas claro, em tons diversos.
E nao seja injusto pela meia calça, tah friiiiiio ;)
bjinhos