domingo, 20 de janeiro de 2008

Faça uma boa prova!

É comum no período de provas das Universidades Italianas vermos um aglomerado de gente nas salas de estudos e bibliotecas estudando. Aliás, é comum vê-los estudando sempre. Na época das provas cresce o desespero e a dedicação com preparação de papéis com cola e outras coisas.

O ponto interessante e culturalmente diferente no entanto não é esse. O que eu queria mesmo ressaltar é como eles se saúdam antes das provas. Ninguém fica falando boa prova, boa sorte, vá tranqüilo. O normal é usar uma expressão idiomática aqui que, traduzida ao pé da letra que dizer: na boca do lobo.

Isso mesmo, "In bocca al lupo" é a frase dita para um infeliz candidato a uma prova.

Tentando entender o que isso quer dizer (porque eles mesmos não sabem explicar) cheguei à conclusão de que eles querem dizer que você está ferrado. Por exemplo, vou entrar para uma prova que eles sabem que é difícil e, então, me lançam a frase. Desavisado, eu agradeço, sem entender. Aí eles falam muito alto (aliás, não só nessa hora):
"Mas não se diz obrigado pra 'in bocca al lupo'!!!".

Claro, eu como estrangeiro já teria que saber disse há séculos!!! Mas eu ainda pergunto o motivo, e a resposta é tão esclarecedora quanto objetiva:
"Se diz 'crepi'!".

A resposta, amigos, é ainda mais intrigante. Não basta o lobo estar te abocanhando, mas você ainda deve destruí-lo. A versão educada de "crepi" seria "às favas". Não vou traduzir o que realmente se quer dizer, mas basicamente se diz que vai acabar com o lobo.

Terça-feira tenho prova, portanto, "crepi" pra todos os que me fizerem o "in bocca al lupo".

3 comentários:

Anônimo disse...

Seguinte!:
Melhor é se transformar no próprio lobo, pronto para devorar a prova, como se a mesma fosse a chapeuzinho ..."; pera aí, troquemos a graciosa menina por um "CREPE" franco/brasileiro, daqueles recheados com carne, queijo, etc ...
Crepi para os oriundi!
Boas provas !!!

Anônimo disse...

Poxa! Esse povo é pessimista!
Imagine-se lá, no meio da sala de aula, sentado numa cadeira muito confortável com o lindo pedaço de papel (aquele quadriculado ridículo que usam!), quando chega o lobo, com 10 metros de altura (sim é um lobo mítico!), abrindo aquela boca com 3 metros de envergadura, pronto para dar o bote. Ou seja, vc está pouco fu..nicado. Aí, num passe de mágicas (e com uma sorte virada pra lua!) o lobo, na iminência de acabar com o seu ser, tem um infarte fulminante do miocárdio e vem a falecer, caindo ao seu lado. Vai dizer que isso não é um presságio! Aquele dia haverá de ser o seu dia de sorte! E depois dessa qualquer provinha é babinha! Basta contar com o mesmo infarte do professor, na hora que ele for corrigir, assustado com aquilo que vai ler na sua prova! hahahhah é isso aí!
Pensamento Positivo Sempre!!! E muito Nabo por ai!! hahahaha

Unknown disse...

Essa historia do crepi é mesmo muito curiosa, até hj nao sei o significado exato... Cansei de falar "grazie"e receber aqueles olhares estranhos, do tipo "como assim vc vai agradecer o lobo por te devorar", hahah