terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Cancelemos o Ano Novo

Parece piada, mas não é. O Ano Novo em Torino foi cancelado pelo prefeito, que passou o Réveillon na Argentina, bem longe do fiasco que ele armou por aqui.

Tudo começou há uns 21 dias, quando dentro da fábrica da ThyssenKrupp aqui em Torino ocorreu um incêndio que vitimou 7 funcionários. O caso ganhou uma repercussão muito grande e várias manifestações de revolta surgiram pela cidade ao longo dessas 3 semanas.

Acontece que no dia 30/12 faleceu o último dos funcionários que estava internado ainda. Ele sofreu queimaduras e não resistiu. Meus respeitos à família da vítima e minha tristeza por essa fatalidade. Gostaria agora de me destacar do ocorrido sob esse escopo e comentar sobre a decisão tomada por esse ilustre e inconseqüente político.

Uma vez disse Arnaldo Jabor: "Piada de presidente pode ter graça, mas é coisa séria!". Eu uso aqui suas palavras pra expor e pensar (coisa que com certeza ele não fez) nas conseqüências dos atos.

O sujeito, da Patagônia, passando seu final de ano em paz, decidiu CANCELAR a festa de Ano Novo de Torino. Um show que duraria de 21:00 até 01:00 e a queima de fogos sobre o Rio Pó, anunciando a chegada do novo ano.

Ele achou por bem fazer isso para "demonstrar a enorme dor pela qual passa a cidade de Torino com esse acidente ocorrido". Agora eu pergunto, e quero respostas: O que EU tenho a ver com isso? O que os turistas que reservaram seus hotéis e pagaram seus vôos até aqui têm a ver com isso? O que a população toda tem a ver com isso? Meu ponto não é desrespeitar a morte, longe disso, mas abrir a cabecinha de minhoca (com todo respeito às minhocas, que me perdoarão com certeza) de uma gentinha (o prefeito e seus seguidores) que não sabe o que pensa.

Seria respeitoso fazer do concerto uma ocasião de homenagem aos mortos no acidente. "Povo de Torino, vamos, em respeito aos mortos e para mostrar nossa indignação com o ocorrido, atrasar nosso Réveillon em 1 minuto. 1 minuto de silêncio!". Eu acho que ficaria bonito e duvido que não houvesse um respeito com esse ato.

O pior: Os Vários italianos concordam (não comigo, óbvio, mas com o prefeitinho)!!! Conversando com pelo menos 3 deles, eu vi que eles acham que está certo acabar com a virada de ano de alguns milhares de pessoas, quase como que mandando-as não comemorar a chegada do novo ano.

É revoltante, pra dizer o mínimo. Também usando as palavras de um amigo brasileiro que está aqui estudando também: "Italiano é um povo que gosta de sofrer". E realmente, ao invés de usar a ocasião pra fazer a mais chocante homenagem, preferiram calar-se e mostrar o desrespeito com todo um grupo de pessoas.

Enfim, pedras vão chover em mim, mas eu mantenho minha opinião: Não tem sentido acabar com o ano novo de tanta gente por causa de um acidente. Imaginem o cancelamento em Copacabana porque morreu alguém num assalto? Ou então cancelar o Réveillon na Paulista também porque alguém perdeu a vida? New York teria cancelado alguns milhares de Réveillons por causa do 11 de setembro!

Sabe aqueles 3 italianos que concordam com o cancelamento? Põe na conta deles a passagem, o hotel e os outros gastos com um Réveillon cancelado em qualquer outro país.

Eu moro aqui e tenho que agüentar, mas não imagino que um turista esteja muito contente em ter gasto um dinheiro grande pra virada e passe por isso. Depois muitos italianos reclamam que o país é mal visto e não entendem o motivo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Comemorações canceladas (Itália X Brasil):
Numa cidade litorânea da região sul, a prefeitura local programou a tradicional queima de fogos, numa praia antecipadamente preparada com a respectiva instalação dos artefatos. Turistas e população local lotaram a praia.
Faltando cinco minutos para a 0 hora, chegaram fiscais do IBAMA, e retiraram, em caminhões, toda a instalação pirotécnica e a festa acabou.
Motivo: havia a curta distância de um dos extremos, um ninho de um casal de corujas que se preparava para aumentar a prole.
ISSO É QUE SE CHAMA RESPEITO PELOS SERES VIVENTES!!!

Anônimo disse...

Cancelamento em Torino:
Foi uma atitude democrática, puramente despótica.
Mesmo que tivesse ocorrido o falecimento do próprio tirano, a comemoração pública não poderia ter sido suspensa.
Qué qué isso ???
Democracia faz mal à saúde?

Anônimo disse...

Absurdo.....

Queria ver esse pastachuta na Disney e cancelassem as queimas de fogos. Ficaria furioso.

Anônimo disse...

É... cancelar festa sempre é chato...

Ainda mais o ano novo... tão esperado!

MAS... apesar de tudo... o importante não é a festa (tá bom vai... é importante também...), e sim é a renovação de espírito que temos esta época do ano...

É quando renovamos as forças para um novo ano... cheio de novidades e desafios a serem enfrentados!

FELIZ ANO NOVO... FELIZ 2008...

Abraço!!